Dicas para começar com o estudo da Bíblia

Dois dos desafios mais agudos para o eficaz estudo pessoal da Bíblia são a intromissão e a distração. Muitos cristãos se sentem muito ocupados para estudar a Bíblia. Sabemos que é importante, mas muitas vezes corremos através de nossa leitura da Bíblia ao invés de criar espaço para permanecer sobre a Palavra de Deus. Além disso, muitas vezes somos facilmente distraídos por nossos smartphones, que entregam e-mails, textos, mídias sociais e atualizações de notícias aos nossos olhos constantemente ao longo do dia. A nossa agenda apressada e a nossa atenção dividida conspiram para encurralar os nossos tempos devocionais da manhã ou da noite.

Aqueles que desejam começar (ou reiniciar) com o estudo da Bíblia significado fariam bem em reservar tempo regular a cada dia quando a Bíblia está aberta e o smartphone, laptop e TV são desligados. Precisamos lembrar—e crer-que precisamos ouvir da Palavra de Deus todos os dias e outras coisas que parecem urgentes podem esperar.

Leia a Bíblia com um plano e propósito.

A frase “estudo bíblico indutivo” tem várias conotações. Neste breve artigo, ele se refere a estudar propositadamente e sistematicamente a Palavra de Deus em seus próprios termos, observando o que o texto diz em seu contexto, interpretando a Escritura com a Escritura, e aplicando a verdade da Palavra de Deus para nossas vidas. Eu gosto de explicar este processo usando três Ls: Olhe (o que esta passagem diz?), Aprender (o que significa?), e viver (Como devo responder?).

Acho muito útil estudar indutivamente através de livros inteiros da Bíblia, para ver como cada versículo, parágrafo e capítulo se constrói uns sobre os outros e contribui para o fluxo de pensamento e mensagem teológica do autor bíblico. Embora seja possível trabalhar através do processo de estudo da Bíblia indutivo com um pequeno livro como Filemon ou 3 João em um dia, precisamos de um plano para estudar livros mais longos ao longo de um período de dias ou semanas.

Quer sigamos o horário diário de leitura da Bíblia de M’Cheyne ou optemos por estudar através de um livro de cada vez, um plano dá ordem e direção ao nosso estudo pessoal e nos ajuda a desenvolver bons hábitos para um tempo consistente e proposital na Palavra de Deus.

Leia a Bíblia com paciência e precisão.

Nós já abordamos vários obstáculos para o estudo pessoal da Bíblia: busyness, distraction, aimlessness, e prayerlessness. Um outro desafio subtil que enfrentamos é a familiaridade. Muitos cristãos experientes leem a Bíblia há anos e ouvem numerosos sermões ou lições de catequese.

É fácil cair em maus hábitos ou permitir que a leitura pessoal da Bíblia se torne rotina porque já estamos familiarizados com a história e o conteúdo da Bíblia. Precisamos desacelerar e ler pacientemente, permanecendo e meditando sobre a Palavra de Deus.

Devemos também ler com precisão, percebendo os detalhes, a lógica e a nuance do texto. Precisamos ser despertados e lembrados de novo do que a Palavra de Deus diz enquanto buscamos crer nas promessas de Deus, lutar contra o pecado, e seguir Cristo a cada dia (2 animal de estimação. 1: 12). Quando “olhamos” ou observamos o que as Escrituras dizem, queremos saber exatamente o que o texto diz e ver mais do que já vimos antes.

Faça boas perguntas quando ler.

Avanços no estudo pessoal da Bíblia muitas vezes começam por fazer perguntas e olhar cuidadosamente para o texto e contexto circundante para respostas: quem? o quê? quando? onde? porquê? como? Por exemplo, se estamos estudando Filipenses, poderíamos fazer várias perguntas sobre o verso de abertura. Que gênero bíblico (tipo de escrita) estou a ler?

Filipenses começa como a maioria das cartas NT, mencionando o escritor e os destinatários, seguido por uma oração de ação de Graças. Quem está a enviar esta carta? O versículo 1 nos oferece uma resposta inicial: Paulo e Timóteo. No entanto, começando no versículo 3, o autor escreve usando a primeira pessoa singular (Eu, meu, e eu), o que sugere que Paulo é o principal autor da carta.

Comentários desativados em Dicas para começar com o estudo da Bíblia

Filed under Blogging

Comments are closed.